quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Amor Amargo - Jennifer Brown

Imagem retirada do pinterest

Sinopse:
"Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado. Até Cole aparecer. Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade…Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown - do sucesso A Lista Negra - nos leva até o limite de nossos sentimentos.


 Resenha:
Depois de no passado fim de semana ter terminado mais uma leitura e sem ter nada para ler decidi procurar este livro do qual já tinha ouvido falar por alto. Encontrei-o  no site da Wook, podem usar o card que está na lateral do blog para visitarem a página, em dois formatos e idiomas diferentes. O formato físico em inglês e o e-book em português do Brasil, da Gutenberg Editora. Como não sou muito boa em inglês e como estava com receio de não perceber metade da história escolhi a versão e-book.
Acredito cada vez mais que leitura digital, para mim, é mais rápida e acabo por ler mais em menos tempo, o que dá um certo jeito quando tenho uma quantidade generosa de livros que quero ler.
Este é um livro jovem adulto que aconselho a toda a gente em especial aos jovens que agora descobrem o que é o amor. Quantas e quantas vezes nós não abrimos os jornais e encontramos noticias de violência no namoro? Em Fevereiro do ano passado o jornal "Público" publicou uma noticia sobre um estudo português que diz que a violência entre namorados está a aumentar, cerca de 44% de novos casos em relação ao ano de 2015 o que se traduz em cerca de 699 casos.
Quanto a mim acho que este é um bom livro para ser trabalhado nas aulas de Educação Sexual. Sei que estas aulas têm gerado muitas controversas mas na minha opinião elas são tão ou mais importantes do que o Português ou a Matemática. A serem bem trabalhadas serem para prepararem os jovens para as questões dos relacionamentos. Falo sem saber muito bem, mas tendo em conta o aumento dos casos de violência no namoro, parece-me importante debater este assunto. Ajudar a vitima a identificar os sinais de perigo, ajudá-la a entender que a culpa não é sua e que não tem que perdoar só porque ama. Quem ama cuida e não agride. Neste livro há muitas dicas de como identificar estes casos e a forma mais adequada a resolve-los.
Esta foi uma leitura forte em emoções e que a autora teve uma mestria extraordinária na abordagem ao tema. Durante toda a leitura é possível identificarmos a formação em Psicologia, de Jennifer Brown, pois ela soube explorar muito bem a vertente psicológica, emocional e até física da violência. Como funciona a cabeça do agressor e como ele consegue oprimir a vitima ao ponto de a fazer sentir-se culpada por tudo o que lhe está a acontecer. Muitas vezes o agressor aproveita-se dos fracos da sua vitima para a poder manipular a seu bel prazer.
Do muito do que gostaria de dizer sobre o assunto não me alongarei muito mais. Apenas aconselho que todos leiam este livro, quer sejam vitimas, amigos, parentes delas ou simplesmente pelo fato de adquirirem mais conhecimento de forma a se poderem defender ou ajudar a identificar este casos e socorrem quem não é capaz de verbalizar um pedido de ajuda.


Boas leituras!
;)

Sem comentários:

Enviar um comentário